PONTOS TURÍSTICOS - POUSADA SUAREZ 2016

Ir para o conteúdo

Menu principal:

PONTOS TURÍSTICOS

A POUSADA


PASSEIOS ECOLÓGICOS A CAVALO  
O HARAS KARAMURU




Saindo da Pousada de carro em direção ao centro de Penedo, em 2 minutos você encontra...
Oferece passeios em autênticos cavalos Mangalarga Marchador de sua criação com acompanhamento de instrutor e guia.

OS NOSSOS PASSEIOS

Os passeios saem diretamente do Haras para as trilhas das matas do Penedo, por belíssimas paisagens, atravessando riachos e lagos e têm a duração aproximada de uma hora.

PASSEIO NOTURNO EM NOITES DE LUA CHEIA ÀS 20:00 HORAS


Traga as crianças que teremos prazer em mostrar-lhes como são criados os cavalos dessa excelente raça brasileira. Visite-nos ou telefone marcando o horário de sua preferência Av. das Mangueiras, 2671 - Penedo - Itatiaia - RJ Telefone / Fax: ( 24 ) 3351-1147

OBSERVAÇÃO

Sob reserva podem ser feitos passeios mais longos - cerca de duas horas - também pela mata e visitanto lindíssimas cachoeiras. 
Saída todos os dias da semana às 9:00, 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:30 e 18:00 horas
MUSEU FINLANDÊS




Saindo da Pousada de carro em direção ao centro de Penedo, em 3minutos você encontra...

O Museu Finlandês da Dona Eva era uma coleção particular aberta para o público desde 1982 e, em maio de 1993, foi doada para o Clube Finlândia por Eva e Marcus Hildén. A finalidade do museu é mostrar e contar algo sobre a Finlândia, um país pequeno e distante do Brasil. No museu encontram-se mais de mil objetos trazidos da Finlândia, na maior parte antigos, do começo do século vinte quando os finlandeses aqui chegaram.
Porém, a Finlândia moderna também está representada pelos objetos trazidos nas viagens nostálgicas à terra natal ou doados pelos visitantes da Finlândia. 

Alguns dos destaques são diversos tipos de tapeçaria, os trajes chamados "nacionais", usados nas grandes festas; objetos de vidro artístico representando o desenho famoso dos artistas de renome da Finlândia; objetos de artesanato em madeira, artigos feitos de casca da árvore bétula; diversos trabalhos manuais, antigos e modernos, muitos feitos pelas avós, mãe, tias e primas de Dona Eva.
O Museu possui também uma coleção de livros, folhetos, revistas e fotografias que dão um bom vislumbre daquele país do norte da Europa. Há também uma seção de artesanato feito pelos finlandeses em Penedo.


CLUBE FINLÂNDIA



O Clube Finlândia foi fundado em 1943, pelos pioneiros finlandeses de Penedo e seus amigos brasileiros, que desejavam um lugar para suas festas e reuniões. É uma entidade cultural sem fins lucrativos, para preservar a cultura finlandesa de Penedo. O baile finlandês todo sábado à noite é uma tradição desde a fundação do Clube Finlândia. Neste baile foram preservadas as danças em moda na Finlândia em 1929 quando começou a colônia de Penedo e também todas as danças que foram sucesso durante os últimos 70 anos.
Os finlandeses, donos das primeiras pousadas de Penedo, costumavam levar seus hóspedes para os bailes de sábado. Nas noite chuvosas do verão muitos iam andando descalços pela lama das estradas de Penedo que ainda não eram asfaltadas, na entrada do Clube Finlândia havia um balde com água onde todos podiam lavar os pés e calçar os sapatos para dançar. Como antigamente não havia energia elétrica em Penedo, o baile era realizado com a luz de lampiões e havia música ao vivo, o finlandês Markkula tocava seu violino para animar a festa. Mais tarde o clube adquiriu um gerador que iluminou as festas até a chegada da energia elétrica, em 1970.
O primeiro grupo de danças folclóricas finlandesas do Clube Finlândia era composto pelos pioneiros finlandeses. Desde 1970, o grupo é composto por jovens finlandeses e brasileiros, pois quase todos os descendentes dos finlandeses se casaram com brasileiros, em uma perfeita integração de dois povos e duas culturas. No início, o grupo de danças folclóricas apresentava-se somente em festas e ocasiões especiais. Mas devido ao grande interesse pela cultura finlandesa, atualmente a apresentação de danças folclóricas é realizada todos os sábados no tradicional baile finlandês. Não deixe de visitar o Clube Finlândia e participar das danças finlandesas.
Os Grupos de Danças Folclóricas do Clube Finlândia ensinam as danças com muita animação para todos os visitantes. O baile também inclui música brasileira e internacional para os visitantes que ainda não aprenderam as danças finlandesas.


A CASA DE VERÃO DO PAPAI NOEL



Foi erguida no meio da Pequena Finlândia, uma vila temática inspirada na terra de seus colonos. Uma pequena fábrica de chocolate de dar água na boca (foto abaixo), lojinhas de artesanato, um centro cultural em homenagem ao compositor clássico Sibelius e até uma estação de Correios são alguns dos do passeio. Neste fim de semana a programação do Festival de Natal da Pequena Finlândia é especial.
No sábado, as crianças assistem a um teatro de fantoches e participam de gincanas. Na véspera de Natal, o Papai Noel estará na aldeia distribuindo presentes para as crianças carentes da região, das 10h ao meio-dia.


TONTTULEIKKI



Cerâmicas exclusivas, pinturas a mão, jogos recreativos de madeira, geléias finas artesanais. Horário de 2ª a 3ª das 10 às 18h 5ª, ao domingo das 10as 22h. na Pequena Finlândia - dezenas de lojas de terça a domingo das 10h as 22h.


PENEDO SHOPPING



Saindo da Pousada de carro em direção ao centro de Penedo, em 20 minutos você encontra...

Penedo Shopping

Onde se concentra a Associação dos Artesãos de Itatiaia,ao lado da loja da Cachoeira Tour. 


SHOPPING DOS DUENDES



Shopping na Av. principal de Penedo que oferece ótimas opções de compra, com visual repleto de imagens de duendes.

Não deixe de conhecer!


BAR GUELA SÊCA



Uma boa opção para uns drinks e excelentes petiscos para ir com a família ou amigos é o Bar Guela Sêca, localizado na Av. principal próximo a Pequena Finlândia.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal